Existem percursos educativos flexíveis e adequados às várias situações e perfis pessoais, nas seguintes áreas:
- Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) – permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências resultantes das aprendizagens realizadas pelos adultos ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais.
- Educação e Formação de Adultos (EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação.
- Especialização Tecnológica -são formações pós-secundárias não superiores que preparam para uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação, visam conferir uma qualificação profissional de nível 4, com a duração aproximada de um ano (entre as 1200 horas e as 1560 horas).
Formações Modulares – Formação contínua de activos, dão a possibilidade aos adultos de adquirir mais competências no sentido de obter mais habilitações escolares e qualificações profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. - Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação- são respostas criadas para quem frequentou, sem concluir, percursos formativos de nível secundário de educação,
- Estágio profissional (IEFP): desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho, que não pode consistir na ocupação de posto de trabalho.
O reconhecimento de Qualificações Estrangeiras pode ser feito através de reconhecimento académico ou por reconhecimento profissional. O reconhecimento académico é um processo pelo qual uma qualificação académica estrangeira é comparada a uma qualificação portuguesa relativamente ao nível, duração e conteúdo programático. O reconhecimento profissional é a autorização por parte de uma autoridade competente (Ministério, Ordem, etc.) para o exercício de uma determinada profissão ou atividade profissional regulamentada.
O reconhecimento de Qualificações Estrangeiras; Nas escolas da respectiva área de residência em território nacional, formalizando o pedido de equivalência em requerimento próprio, a fornecer pela escola, devidamente preenchido.
Para mais informações:
https://www.qualifica.gov.pt/#/pesquisaCentros
https://www.dge.mec.pt/equivalencias-estrangeiras
https://www.iefp.pt/en/estagios
https://www.acm.gov.pt/-/estagios-emprego
https://www.acm.gov.pt/pt/-/o-que-sao-os-gabinetes-de-insercao-profissional-